Projeto Qualidade de Vida Ideal' atende 150 crianças
O projeto Qualidade de Vida Ideal é uma resposta ao programa Águia- Avaliação da Infância e da Adolescência, que constatou crianças guabirubenses com altos índices de triglicerídeos e com colesterol acima da média. Com base nesses dados o projeto Qualidade de Vida Ideal já atende a 150 crianças, podendo chegar a 240.
Para a professora Mara Dalbosco, uma das responsáveis pelo projeto, a atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica, envolvendo gasto de energia e alterações do organismo por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, além de atividades mental e social.
No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos. O que explica porque o sedentarismo afeta a aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, a diabete e o colesterol alto.
O estilo de vida pode ser responsabilizado pelos 54% dos riscos de morte por infarto e 50% dos riscos de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte no País.


